quinta-feira, 5 de maio de 2011

BEM VINDO A VESPASIANO CORRÊA!

Eu tenho poucas dúvidas: mas essa entrada de acesso a Vespasiano Corrêa é a mais bonita do Vale do Taquari.
Os plátanos conferem um clima europeu logo na chegada e eu fico me perguntando quem foi o visionário que realizou o plantio há décadas?
Deveriam canonizá-lo! 
Vespasiano quase se chamou Nova Esperança, quase. Hoje o nome soaria como profecia.


Mas, em 1907 passou a homenagear o engenheiro e Intendente Dr. Vespasiano Côrrea, que chefiou a Comissão de terras e colonização na região por ser uma pessoa de confiança do governador  Borges de Medeiros. 



A colonização de Vespasiano Corrêa  começou em 1888. Foi a última região colonizada por imigrantes vindos diretamente da Itália, ou através das colônias italianas de Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Veranópolis, além das famílias de origem francesa e polonesa. 


A  cidadezinha mesmo, de 1.974 moradores conforme o Censo 2010 - ocupa o 9º lugar entre as cidades gaúchas de maior proporção de idosos - não oferece muitos atrativos, nada que me chamasse atenção, sequer  casas preservadas, de estilo italiano.

 O bom de Vespasiano é a altitude: 519 metros. Um frescor até no verão que atraem a visitação aos vários túneis e ao belo Viaduto 13, com 509 m de extensão e 143 m de altura, o maior da América Latina e o segundo mais alto do mundo. Aliás, já desci de rapel e quase engoli meu coração.
.

Quem nasceu em Vespasiano não se chama vespa.
Mas, Vespasianense.
E o mais bacana que vi por lá foi esses dois fornos de rua.
Foi como se eu voltasse ao passado...
Não é singular? E foi o que mais gostei.

Ah, não deixe de visitar a Cascata Rasga Diabo: de queda d'água de 135 m de  queda d'água  com acesso  possível através de caminhadas Eu não a descobri. Talvez outros tenham mais sorte. Dizem também que existe uma cascata subterrânea espetacular!

Acho que falta uma pousadinha charmosa em Vespasiano . E daí partir para uma grande divulgação das belezas naturais da cidade.
Ou deixar tudo quieto.
Porque, infelizmente, a humanidade só destrói tudo mesmo. Tudo que encontra pela frente.

8 comentários:

  1. e tem um moinho de farinha de milho movido a agua e com uma pedra como moenda .isso tudo intocavel ainda como antigamente bem ao lado do portico de entrada ah e issa farinha sendo moida assim bem devagar podemos fazer aquela polenta bem tipica ou melhor a melhor polenta que ja provamos

    ResponderExcluir
  2. existe tbm ali perto um pouco antes do portico uma estradinha de chao batido que servia para ir de vespaziano a muçum que tem varias cascatas e uma paisagem magnifica para uma aventura um verdadeiro paraiso ;quando eu posso vou ate la apreciar essa natureza

    ResponderExcluir
  3. Puxa Evandro, quero voltar e espero encontrar tudo isso q vc ta falando!

    ResponderExcluir
  4. Bom, sou Vespasianense e concordo que a cidade deveria fazer algo em relação ao turismo. Temos muitos lugares lindos de conhecer. Agora mesmo estava procurando uma foto da Cascata pra mostrar pra uma amigo que quer muito conhecer e me deparei com essa postagem sobre a minha cidade. A Cascata Rasga Diabo é bem fácil de se encontrar, mas tem que pedir informações, porque infelizmente não tem placas indicando sobre ela (o que acho errado), mas vale muito a pena conhecer. No V13 tem várias cascatas também, a que eu gosto mais pra chegar tem que fazer uma boa caminhada mesmo, mas tem uma bem pertinho do 13 que o pessoal sempre vai no verão. A subterrânea existe sim, mas essa ainda não conheço, mas pelas fotos que já vi é muito legal. Ainda perto do V13 tem a Pedra da Tartaruga, é uma pedra de 9 m de altura e 13 de comp.(se não me engano) que parece muito com o formato de uma tartaruga, por isso o nome. Tem a Cascata do Camping que é perto do trevo de acesso à cidade também. O moinho colonial, que até hoje funciona com roda girando pela água do arroio. Realmente vale a pena conhecer esses lugares. Se qualquer dia alguém quiser conhecer melhor e precisar de alguma ajuda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mônica! Bacana... Sempre é um bom conhecer alguém da cidade que conhece melhor o que a gente só vê de passagem, de visita rápida!

    ResponderExcluir
  6. OLÁ amigos sou Lucimar Capitanio de Vespasiano Correa eu conheço o v13 é muito lindo também o v12 e o v11 este último é fei tocom uma estrutura metálica e sobre ela só tem os dormentos e os trilhos sem brita fica vazio tem que se pizar só nos dormentos, já a cascata subterrânea está localizada junto á ferrovia passa por baixo da linha férrea da uns 25 ou 30 minutos de caminhada pelos trilhos do v13 em direção á guaporé passando por túneis longos e muito escuros, a cascata rasga diabo não conheço mas tem um projeto para se fazer uma estrada e chegar de carro até lá tem também muitos outros atrativos turísticos que vale a pena conheçer eu garanto. Ass LUCIMAR CAPITANIO

    ResponderExcluir
  7. Cidade maravilhosa onde meus avós estão sepultados pois meu Pai nasceu ai , ainda vou ver se faço uma visita a esta cidade de pois de muitos anos, abraços ao povo de Vespasiano .Alencar Giunta. São Jose.scx.

    ResponderExcluir
  8. VOCE TEM O TELEFONE DO CAMPING.OBRIGADO

    ResponderExcluir