quarta-feira, 16 de março de 2011

AS AGUAS DO TAQUARI


Acho que essa foto é do Isma Canepelle. Acho.
E esse é o rio que banha o vale onde sobrevivo.
Tem lá seus segredos e algumas corredeiras.
Cada cascalho é uma dor.
Na língua tupi: taquara pequena.
Verga mas não quebra.
Só que é oca, oca, oca...

BEM VINDO À TEUTÔNIA

Da  Rota do Sol  chegando pela Via Láctea, nominalmente poética, muita sombra e em alguns lugares até um belo túnel verde, Teutônia tambem deve concorrer como uma das entradas de cidade mais atraente do Vale.

É a segunda economia entre os 39 municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari.
Todos os dados e sua história aqui: http://www.teutonia.com.br/

Teutônia, a cidade da Lagoa da Harmonia e da super ladeira de Downhill Speed para a alegria dos skatistas, da Orquestra Municipal bacana liderada por Astor Dalferth e que existe desde 1983, do Homem Orquestra Henrique Uebel, dos cogumelos do Sítio Soll e da querida aquarelista Isabel Schaeffer e tantas outras coisas para descobrir.



Dia 28 de maio tem a Festa de Maio com show de Zezé de Camargo e Luciano. Vão botar gente! Apenas acho que a divulgação do banner não deveria interferir na entrada do bairro que dá acesso ao Centro Administrativo. Não ficou bacana. Desprestigiou o show e a bela moldura verde-azul.

BEM VINDO À COLINAS!


Essa poderia ser a entrada de Colinas. Faz algum tempo que registrei a imagem. Se antes já era bonito, agora só posso pensar que está mais linda ainda: soube que plantaram dezenas de árvores na beira do asfalto. Colinas se auto intitulou “Cidade Jardim”. Bem coisa de alemão! É um lugar simpático, tem uns mistérios visuais, tem um verde exuberante. Talvez seja minha cidadezinha preferida na região. Talvez. 
Um dos recantos que mais gosto é a antiga estaçãozinha de trem. Se eu morasse lá promoveria uma caminhada nos trilhos. É tão comum na Europa. e Colinas lembra tanto alguns lugarejos europeus - dizem.

Foto capturada pelo meu amigo Heinz Schnack: um postal! 


Antes de ser Colinas se chamava Corvo. Que nome!.. quando ainda distrito de EstrelaEmbora seja uma denominação mais hitchcockiana, parece  pesado de carregar na identidade: cidadão corvense. Acabou se emancipando em  20 de março de 1992. Agora, pelo censo de 2010 são apenas 2419 pessoas. Com certeza todo mundo se conhece. E se protege. Ou sufoca.