quarta-feira, 29 de junho de 2011

DR. RICARDO

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Dr. Ricardo, no Vale do Taquari:
já fui três vezes. Nunca no inverno, claro.
Siga pela RS 332, com entrada no trevo de Encantado em direção à Ilópolis. Vale uma paradinha. O lugar é bonito. É tranqüilo. Talvez dê para fazer um rapel. Não sei.


O nome da cidade se deve a Ernesto Ricardo Heinzelmann, já um médico reconhecido em 1882. Mas o batismo mesmo aconteceu em 1959, quando não passava de uma picada ora de Encantado, ora de Anta Gorda. Acho.


De origem italiana, foram chegando os primeiros imigrantes por volta de 1910 das bandas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Caxias do Sul. Quem nasce em Dr. Ricardo é ricardense e pelo último censo, são 2.030 ricardenses.
A população diminui... Fecham uma escola aqui, outra ali, e pronto, o povo vai embora. Não sei se é o caso na região. Creio que as pessoas vão embora para encontrar outras vocações e afinidades. E voltam para ser enterradas.

Em fevereiro os gringos comemoram a "Festa de Nossa Senhora de Lourdes". Em dezembro, a encenação natalina "Auto de Natal na Gruta". 

Mais conforto no parque da gruta? Tem mesas, bancos e churrasqueiras no parque, antes de descer até à gruta. Não cobram nada. É só chegar e estender a toalha.
Sugiro o passeio em novembro ou março... Passe a mão na cesta de piquenique, um bom vinho, amigos ou amante. Depende da sua cultura.